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Cultura Digital, engajamento e globalização do varejo

Cultura Digital, engajamento e globalização do varejo: como a TI ajuda o varejo à se adaptar a digitalização, reinventando os processos e mantendo os negócios relevantes e lucrativos?

Muito tem se discutido sobre a globalização do varejo brasileiro e de seu impacto no mercado brasileiro. Marcus Wittmann, do Buscapé, André Petenussi, da Netshoes, Luis Dosso, da Dextra e Ricardo Pastore, da ESPM, discutiram essa questão num painel do evento TI&Varejo.

A discussão foi iniciada com uma análise do varejo brasileiro e as tendências do varejo em outros países mais maduros e como trazer essas tendências para o Brasil. Um ponto de atenção é com relação ao estudo e análise do perfil do consumidor brasileiro. A relação experiência versus fidelização funciona de maneira diferente aqui. No Brasil, os consumidores não gostam de serem bombardeados com ações de marketing com o um único objetivo de criar um vínculo próximo. Não nos tornamos fiel a uma marca apenas com ações promocionais ou descontos, por exemplo. A expectativa do público brasileiro é primeiro viver uma experiência única e diferenciada no momento da compra ou na solução de um problema, para depois se tornar fiel a uma marca.

O conhecimento da cultura brasileira e de nossos hábitos é uma vantagem que deve ser explorada pelos varejistas nacionais e é uma barreira de entrada aos concorrentes externos. Por outro lado, nem toda inovação bem sucedida em mercados americanos e europeus serão bem recebidas pelos consumidores locais.

Os painelistas acreditam que o padrão de consumo vem se alterando. Usar a tecnologia como meio para ação de compra é um caminho sem volta. Assim como ter a loja no bolso do consumidor é uma realidade. Nessa jornada, a experiência do usuário torna-se crucial para entender-se mais profundamente o momento do consumidor.

Outro ponto discutido, é que existem muitos perfis de consumidores, mesmo entre os consumidores digitais nativos. Podemos descobrir e entender esses perfis através de ferramentas de analytics para falar com cada um deles, entender suas necessidades e oferecer uma experiência de compra surpreendente.

Confira o artigo na íntegra!

Fonte: Dextra


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