Você está em : » Home » Notícias

Notícias

<< Voltar

4 motivos que levam os clientes ao descadastro de e-mail e como evitá-los

Saiba como reter os contatos em sua lista

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de marketing digital que existem atualmente, e é essencial para as vendas de muitas empresas. É por meio dele que você pode estabelecer um contato direto com o consumidor e criar peças de comunicação exclusivas para o tipo de perfil e momento no qual ele está. Mas de nada adianta ter um instrumento poderoso nas mãos se você não souber bem como usá-lo, não é mesmo?

Um dos principais problemas de quem trabalha com e-mail marketing é o descadastro. Quando o consumidor deixa de ter interesse em receber mensagens de sua empresa, a cabeça do empreendedor dá um nó, e um dos primeiros pensamentos dele é: “mas ele mesmo se cadastrou para receber meus e-mails, por que desistiu?”.

Se você está passando por essa situação, saiba que existem vários motivos para que o descadastro aconteça. Na sequência, você vai ver os principais e como pode evitar essa situação:


Frequência muito alta

Imagine só: você no meio de uma reunião e chega um e-mail marketing; está no banho e outra mensagem; acaba de acordar e chega mais um e-mail; deita-se para dormir e adivinha? Mais um e-mail marketing da mesma empresa! Chato, não?

Não é raro que o empreendedor fique deslumbrado com as possibilidades que a ferramenta de marketing digital tem a oferecer e acabe exagerando muito no volume de disparos que faz por dia ou por semana.

Pense que a comunicação por e-mail deve ser simpática e conveniente, e não incisiva e forçada. Quando você manda muitas mensagens, por mais que o consumidor tenha tido interesse em algum momento, isso pode irritá-lo a ponto de ele se descadastrar.

Se você estiver observando um alto número de desistências, repare se a frequência de disparos tem sido de mais de um e-mail por dia. Se esse for o caso, tente puxar o freio de mão e enviar, por exemplo, três por semana. Se isso resolver, continue com a frequência mais baixa, seus clientes vão agradecer!


Frequência muito baixa

O oposto também pode acontecer! Mandar e-mail marketing uma vez por ano, além de não surtir efeito quanto à estratégia de relacionamento com cliente, ainda pode gerar muitos descadastros, sabe por quê?

Seu cliente, provavelmente, está registrado para receber e-mail marketing de várias empresas além da sua. Depois de meses cadastrado na sua base de contatos, ele recebe uma mensagem, mas já faz tanto tempo que nem lembra mais por que escolheu ter contato com você, ou mesmo já comprou aquilo de que precisava com a concorrência.

O objetivo de enviar e-mail para um consumidor é estabelecer uma relação com ele, de forma que ele conheça, confie e escolha comprar com você quando precisar de algo. Se sua marca for extremamente ausente, será impossível criar algum tipo de relacionamento e você vai acabar sendo esquecido.

Estabeleça uma média mensal ou semanal de disparos e se esforce para cumprir à risca esse planejamento, sempre observando se o volume está sendo suficiente para o destinatário abrir e ler sua peça de e-mail ou não.

 

Conteúdo para momento e público errado

Geralmente, as estratégias de marketing digital são criadas pensando em cada momento que um consumidor regular passa e no tipo de perfil que compra em uma loja, e as peças de e-mail marketing têm de levar isso em consideração.

É só pensar, se você tiver o João, que está cadastrado na sua base há anos e nunca realizou nenhuma compra, e a Maria, que comprou com você ontem, será que vale a pena enviar o mesmo e-mail para os dois?

E se a Rosana tiver um tíquete-médio altíssimo e a Joana gastar bem menos em cada compra, é uma boa decisão mandar a mesma seleção de produtos para as duas consumidoras?

Quando o destinatário começa a receber mensagens que não fazem sentido ou não são interessantes para ele, a tendência é que logo desista daquela empresa. Para evitar que isso aconteça, pense sempre em quais grupos de clientes você tem e quais são os comportamentos mais frequentes em relação à sua loja. Esse é o segredo para criar e-mails que mantenham o público perto de você.

 

Prometido e não cumprido

O consumidor geralmente se cadastra para receber e-mail marketing porque tem algum tipo de interesse. Pode ser que você tenha prometido mandar as melhores promoções, dar um desconto para a primeira compra, enviar algum material exclusivo ou algo do tipo. E se a empresa acaba não cumprindo o que prometeu, sabe o que acontece? Descadastro!

Em qualquer ação, sua loja deve fazer apenas aquilo que pode realizar. Se você prometeu descontos únicos para quem se cadastrar, não mande para eles os mesmos descontos que já estão no site! Seja sempre honesto com o seu consumidor.

 

Aproveite e conheça a ferramenta de e-mail marketing disponibilizada pela Sophus Tecnologia: www.sophusmailing.com.br.

 

Fonte: Academia UOL Host


  Indique por email

<< Voltar

Preencha os dados abaixo para enviar o link desta página por email:


Seu nome:
Seu email:
Email do amigo: