Só quatro em cada dez varejistas priorizam estratégias antifraude


Fonte: Diário do Comércio
Categoria: Segurança
18/09/2024

Foto

Por Naira Zitei - DC News

Estudo feito neste ano de 2024 pela McKinsey & Company traz uma constatação preocupante para o setor varejista: a vulnerabilidade a fraudes. Apenas quatro a cada dez empresas têm alguma estratégia do tipo entre suas prioridades. O levantamento foi feito em toda a América Latina com CEOs de seis segmentos (Agro, Indústria, Instituições Financeiras, Serviços e Tecnologia-Telecom-Mídia, além do Varejo). A questão se agrava pois, do outro lado do balcão, sete a cada dez consumidores só realizam transações com empresas que protegem seus dados.

Uma das razões para este descaso seria deteriorar a experiência com o cliente – já que incluir camadas de proteção aumentaria a fricção e reduziria a retenção. “O desafio para o setor é achar o equilíbrio entre prevenção e experiência do consumidor”, afirmaram os autores do estudo, Elias Goraieb, Roberto Marchi e Patrick Rinski, todos da McKinsey em São Paulo.

Para eles, um caminho é definir claramente o apetite ao risco e o grau de exposição a perdas que a empresa considera aceitável. “Outro passo fundamental é garantir sinergia entre as áreas de risco e de negócios.” Dessa maneira, seria possível construir indicadores que levem em conta as metas de receita, e as perspectivas de fraudes nos processos.

Em termos de preocupação contra fraudes por parte de suas lideranças, o setor varejista (ver gráfico) fica à frente apenas do Agro, em que a questão é estratégica para apenas 19% dos CEOs. Mas está atrás de todos os demais: Serviços (52%), Indústria (56%), Instituições Financeiras (58%) e Tecnologia-Telecom-Mídia (64%). O reflexo disso é uma estimativa de perdas de até US$ 130 bilhões ao ano por causa das fraudes na América Latina. Nos últimos dois anos, 54% das corporações registraram aumento nas perdas. No Brasil foi pior: 60%. 

Clique aqui e leia o artigo completo!

Imagem: Growtika em Unsplash


Voltar

CONHEÇA TAMBÉM OUTRAS SOLUÇÕES

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem