Saiba como proteger a loja do Prilex, vírus que rouba dados dos seus clientes


Fonte: Diário do Comércio
Categoria: Segurança
07/02/2023

Imagem com fundo amarelo mostrando a fechadura de um cofre

Por Mariana Missiaggia

Tentativas de golpes virtuais contra lojistas e consumidores não estão restritas ao comércio eletrônico, elas acontecem também no varejo físico. Recentemente, a empresa de cibersegurança Kaspersky anunciou a descoberta de variações do vírus Prilex, criado por hackers brasileiros, que já causaram rombos a muitas instituições na última década.

De modo geral, o vírus é capaz de bloquear pagamentos por aproximação de cartão e, após uma mensagem de erro, induz o consumidor a inserir o cartão na maquininha para tentar outra forma de pagamento.

A partir daí, o Prilex frauda as transações, rouba dados e os envia com todas as informações de pagamento aos criminosos. Empresas que movimentam valores expressivos têm sido o alvo preferencial dessa operação, segundo a pesquisa da Kaspersky.

A prática, que foi reconhecida há pouco tempo, tem sido conduzida pelo mesmo grupo de brasileiros e especialistas em tecnologia da informação que em 2014 roubava dados de caixas eletrônicos. E que no Carnaval de 2016 instalaram vírus em mais de mil máquinas, e as programaram para soltar todo o dinheiro em estoque ao mesmo tempo.

Agora, a atuação do vírus se volta para os pontos de venda e varejo em geral.

Segundo apuração da Kaspersky, empresa de segurança que emitiu o alerta, existem três novas variações do Prilex capazes de bloquear pagamentos por aproximação nos dispositivos infectados.

Além de criar um dos mais avançados vírus para roubo de cartão no mundo, o grupo de hackers brasileiro também vende a tecnologia a outros grupos de criminosos.

Clique aqui e leia o artigo completo!

Imagem: Moja Msanii em Unsplash


Voltar

CONHEÇA TAMBÉM OUTRAS SOLUÇÕES

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem