Por Karina Lignelli 31 de Outubro de 2019 às 17:07
Sou uma associação comercial e quero ampliar meu número de associados. Mas como fazer para que mais pessoas estejam pagando mensalidades e adquirindo meus produtos e serviços? Oferecendo treinamento e capacitação para crescer e trazer vendas e resultados.
Foi essa fórmula, que não tem nada de mágica, mas que depende de esforço e trabalho duro de todos os envolvidos, que foi apresentada no 19º Congresso da Facesp por Conrado Adolpho, especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas e idealizador do método de marketing e vendas 8Ps.
Ele, que é empresário há 23 anos, e em sua primeira incursão empreendedora quebrou e ficou com uma dívida de R$ 200 mil, paga em “cinco longos anos”, conforme conta, lembra que só o conhecimento o levou a renascer das cinzas – e criar um novo negócio em marketing digital.
“Saí de ‘zero’ clientes, em fevereiro de 2005, para 80 um ano depois”, afirma.
Em 2015, ele oferecia treinamentos que custavam R$ 500 para quem não era assinante do seu portal, e R$ 100 para quem pagava R$ 49 de assinatura, conta. Ao disponibilizar 12 treinamentos curtos de resultado rápido, passou a fidelizar interessados em conteúdos que geravam valor e ajudavam esse empreendedor a vender mais.
“Não adianta ser teórico e falar que a tática vai aumentar o faturamento: é preciso mostrar resultados práticos”, diz. “Muitos pensam em fazer só um curso para vender mais pelo Whatsapp e só. Mas quando ele sabe que o próximo vai ensinar como fazer campanhas no Instagram, é uma espécie de gatilho mental para fidelizá-lo.”
Adolpho também reforça que esses treinamentos não vão ajudar empreendedores a enriquecerem, mas a pelo menos pagar uma conta ou fazer o negócio sobreviver todos os meses. “É uma forma de as associações puxarem-nos pela mão. Não adianta fazer rodadas de negócios: sem conhecimento, só vão conversar e tirar pouco proveito daquilo.”
Como exemplo, ele cita um treinamento que ensina a sair da guerra de preços, realizada em parceria com a Associação Comercial de Campinas (ACIC): em um mês, segundo ele, a empresa consegue valorizar sua marca, criar relacionamento recorrente e, finalmente, vender.
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Fonte: Diário do Comércio
Imagem: You X Ventures em Unsplash