Por que ter um site responsivo?


Fonte: Sophus Tecnologia
Categoria: Tecnologia
27/07/2018

Foto
Imagem de: Neon Brand em Unsplash

Nos dias de hoje, os dispositivos móveis (celulares ou tablets) são os principais aparelhos utilizados para acesso à internet.

Pesquisas recentes (2015) apontam que 39% da população brasileira, cerca de 79 milhões de pessoas, acessa a internet via celular ou algum outro dispositivo.

Estes números, aliados ao anúncio feito pelo Google a respeito da prioridade dada aos sites responsivos na indexação de seus resultados de busca, mostram a importância do desenvolvimento destas aplicações utilizando estes conceitos e técnicas.

Mas afinal, o que é um site responsivo?

Sites responsivos são aqueles que se adaptam a diversos formatos de tela, independente do dispositivo utilizado para acesso. Além disso, respondem às mais variadas resoluções, sem a necessidade de desenvolver um site específico para cada dispositivo ou tela.

Por facilitar o acesso e melhorar a experiência do visitante, os sites responsivos aparecem como uma das principais exigências para qualquer empresa ou negócio que busca aumentar suas visitas e taxas de conversão.

Abaixo, listamos algumas outras vantagens proporcionadas pela implantação de um site responsivo:

  • Mecanismos de busca (Google friendly): como o Google passou a priorizar estes sites em seus resultados orgânicos (em buscas realizadas em dispositivos móveis), a responsividade virou, praticamente, obrigatória (além de auxiliar seu trabalho de SEO);
  • Custos de manutenção reduzidos: somente uma versão do site é necessária, e não uma para cada dispositivo;
  • Experiência do usuário: seu cliente encontra o que procura de maneira rápida, o que diminui sua taxa de rejeição;
  • Acesso mobile: o acesso mobile vai crescer cadas vez mais;
  • Leads: possibilita aumento da taxa de conversão e geração de leads (pessoas interessadas em determinados produtos ou serviços).

Por fim, considerando a experiência do usuário e as vantagens de otimização (SEO), é aconselhável que empresas e organizações busquem a adaptação de seus sites para que alcancem, cada vez mais, um número maior de visitantes.


Voltar

CONHEÇA TAMBÉM OUTRAS SOLUÇÕES

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem