Por que ter um site responsivo?


Por: Sophus Tecnologia
Categoria: Tecnologia
27/07/2018

Foto
Imagem de: Neon Brand em Unsplash

Nos dias de hoje, os dispositivos móveis (celulares ou tablets) são os principais aparelhos utilizados para acesso à internet.

Pesquisas recentes (2015) apontam que 39% da população brasileira, cerca de 79 milhões de pessoas, acessa a internet via celular ou algum outro dispositivo.

Estes números, aliados ao anúncio feito pelo Google a respeito da prioridade dada aos sites responsivos na indexação de seus resultados de busca, mostram a importância do desenvolvimento destas aplicações utilizando estes conceitos e técnicas.

Mas afinal, o que é um site responsivo?

Sites responsivos são aqueles que se adaptam a diversos formatos de tela, independente do dispositivo utilizado para acesso. Além disso, respondem às mais variadas resoluções, sem a necessidade de desenvolver um site específico para cada dispositivo ou tela.

Por facilitar o acesso e melhorar a experiência do visitante, os sites responsivos aparecem como uma das principais exigências para qualquer empresa ou negócio que busca aumentar suas visitas e taxas de conversão.

Abaixo, listamos algumas outras vantagens proporcionadas pela implantação de um site responsivo:

  • Mecanismos de busca (Google friendly): como o Google passou a priorizar estes sites em seus resultados orgânicos (em buscas realizadas em dispositivos móveis), a responsividade virou, praticamente, obrigatória (além de auxiliar seu trabalho de SEO);
  • Custos de manutenção reduzidos: somente uma versão do site é necessária, e não uma para cada dispositivo;
  • Experiência do usuário: seu cliente encontra o que procura de maneira rápida, o que diminui sua taxa de rejeição;
  • Acesso mobile: o acesso mobile vai crescer cadas vez mais;
  • Leads: possibilita aumento da taxa de conversão e geração de leads (pessoas interessadas em determinados produtos ou serviços).

Por fim, considerando a experiência do usuário e as vantagens de otimização (SEO), é aconselhável que empresas e organizações busquem a adaptação de seus sites para que alcancem, cada vez mais, um número maior de visitantes.


Voltar

CONHEÇA TAMBÉM OUTRAS SOLUÇÕES

Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço