Por Redação DC
O Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que mede o ânimo do consumidor brasileiro, registrou a primeira alta expressiva no ano ao avançar três pontos, subindo de 91 para 94 na passagem de agosto para setembro. O indicador, entretanto, permanece em patamar pessimista (abaixo de 100 pontos), situação em que se encontra desde janeiro de 2020.
As finanças pessoais, a instabilidade do mercado de trabalho e a percepção de problemas na economia ainda afetam negativamente as decisões de compra dos consumidores. Considerando esses fatores, a pesquisa mostra que 56%, dos 1.676 entrevistados, ainda estão insatisfeitos com a vida que levam. Apenas 32% disseram estar satisfeitos.
Especificamente sobre a situação atual das finanças pessoais, 43% afirmaram que a consideram ruim, enquanto 37% a avaliaram como boa. Vale destacar que em janeiro havia uma diferença de 14 pontos percentuais separando os pessimistas dos otimistas com as finanças, distância que gradualmente foi reduzindo, até chegar a 6 pontos percentuais agora em setembro.
Clique aqui e leia o artigo completo!
Imagem: Dollar Gill em Unsplash