Melhora expectativa dos empresários com as vendas de Natal, diz Boa Vista


Fonte: Diário do Comércio
Categoria: Comércio
13/12/2022

Foto de Papai Noel

Por Redação DC

O otimismo para as vendas de Natal em 2022 atinge a maioria dos empresários, segundo pesquisa da Boa Vista. O levantamento mostra que 44% das empresas entrevistadas creem em aumento das vendas para a data este ano, em relação ao ano passado.

Já 31% estão pessimistas e acreditam em queda nas vendas, ao passo que os 25% restantes esperam vendas iguais. Em 2021, eram 41% os otimistas, 22% esperavam vendas iguais ao ano anterior e 37% esperavam vendas menores.

Para a maioria dos entrevistados (25%), as vendas de Natal e fim de ano representam de 5% a 10% do faturamento anual total. Para 23%, a representatividade é de 1% a 5%. Para 22%, mais de 15%; para 16%, de 10% a 15%; e para 14%, menos de 1%.

“Essa expectativa de alta nas vendas em relação ao último ano se deve muito ao fato de a base de comparação (Natal de 2021) ser mais fraca. Porém, a parcela de empresários que acredita numa queda das vendas também é considerável, uma vez que o Natal este ano sucede não só a Black Friday, que foi mais fraca, como também a Copa do Mundo”, diz Flavio Calife, economista da Boa Vista.

Segundo ele, o consumidor está menos confiante, e a inadimplência das famílias e o comprometimento da renda estão em alta, “o que pode colocar em xeque as vendas no período".

Clique aqui e leia o artigo completo!

Imagem: Kraken Images em Unsplash


Voltar

CONHEÇA TAMBÉM OUTRAS SOLUÇÕES

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem