Internet pode alcançar limite e sofrer falha mundial ainda em maio


Por: Canaltech
Categoria: Tecnologia
07/05/2019

Foto

Wagner Wakka
Canaltech6 de maio de 2019

A internet como um todo pode sofrer com uma falha mundial neste mês de maio. O erro é chamado por especialistas de “768k day”, o dia em que os roteadores podem atingir seu limite, resultando em falhas de conexão, lentidão ou até corte total de tráfego. O problema não acontece em roteadores domésticos, mas nos de empresas de transmissão de dados, criando tais cenários.

Roteadores têm um mapeamento de dados chamado de tabela de rotas. É com ela que os equipamentos sabem exatamente para onde guiar o tráfego, ligando uma rota para cada conexão. O ponto é que essa tabela tem um limite.

Em 2014 houve um problema semelhante, quando tais tabelas eram limitadas a 512 mil entradas nos roteadores. Por conta desse limite ter sido alcançado na época, houve uma atualização, subindo o limite para 768 mil entradas. Por isso, o dia do novo erro é chamado de "768k day".

As empresas não têm como informar quando isso vai acontecer, já que elas têm acesso apenas às suas rotas dentro desta tabela. Contudo, as estimativas apontam que um novo limite deva ser alcançado ainda em maio.

Em 2014, isso resultou em falhas sérias, como apagão em linhas de telefone e conexão de internet, sobretudo no estado de São Paulo. Entretanto, isso aconteceu por conta de tecnologia antiga, o que especialistas acreditam que não deva ser tão grave agora em 2019.

Clique aqui e leia o artigo completo!

Fonte: Canaltech


Voltar

CONHEÇA TAMBÉM OUTRAS SOLUÇÕES

Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço