Glossário do Empreendedor: o que é cashback


Fonte: Diário do Comércio
Categoria: Comércio
28/11/2018

Foto

Imagine comprar numa loja e receber parte do dinheiro gasto de volta. E quanto mais consumir, mais retorno terá. A cena pode parecer promoção maluca, mas é mais ou menos isso que acontece no sistema de cashback.

De origem americana, o termo significa “dinheiro de volta”. O cashback não é novidade. Mas, nos últimos anos, tem ganhado popularidade no e-commerce brasileiro.

A prática não deve ser considerada uma forma de desconto, mas sim um benefício para o consumidor e uma ferramenta de marketing para a loja virtual.

Funciona assim: a loja sela parceria com uma plataforma de cashback. Há várias no mercado. Uma das maiores é a Meliuz, que possui 1,6 mil empresas parceiras e mais de 4,8 milhões de usuários cadastrados.

Por meio de um aplicativo de celular ou de uma extensão no navegador do PC, a plataforma indica as lojas que utilizam cashback. Depois de realizar um cadastro gratuito, o usuário ativa a funcionalidade e faz as compras normalmente no site do e-commerce.

Entre as lojas que aceitam o modelo estão grandes marcas de diferentes segmentos, como Netshoes, Eudora, Ray-Ban, Amazon, Drogasil, Microsoft e Avianca.

A percentagem que as lojas oferecem de retorno varia. Em média, é taxa é de 5% sobre o valor total das compras. Numa consulta feita na segunda-feira (12/11) no site da Meliuz, havia benefícios maiores: 15% na Zattini; 20% na L’Occitane e 23% na Quem Disse Berenice.

Após as compras, o usuário precisa acumular um saldo de no mínimo R$ 20 para resgatar o dinheiro, que será depositado em sua conta poupança ou corrente.

Clique aqui e leia o artigo completo!

Fonte: Diário do Comércio


Voltar

CONHEÇA TAMBÉM OUTRAS SOLUÇÕES

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem