Por Mariana Missiaggia
Fundamentais para ampliar a oferta de crédito ao consumidor, os serviços de proteção ao crédito garantem maior segurança na concessão de financiamentos e simplificam as operações.
Criado em 1956 pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) atendia à demanda de seus associados que vendiam a prestação e buscavam certa garantia para conceder crédito aos consumidores.
Era a partir do cadastro de negativos de um grupo de lojas associadas, como Mappin e Ducal, que o serviço administrado pela ACSP permitia o cerco daqueles que já estavam em débito, além da inclusão dos nomes que se tornavam inadimplentes posteriormente. O tempo passou e, em 2010, para continuar competitivo no mercado, o SCPC buscou investidores. Nascia então a Boa Vista SCPC.
No ano passado, mais uma etapa desse processo aconteceu, com a combinação de negócios entre a Boa Vista e a Equifax, permitindo usar a experiência global da companhia americana, que opera em 24 países, assim como sua tecnologia e capacidade de investimentos para expandir as operações do birô de crédito no Brasil.
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Imagem: gpointstudio em Freepik