Por Wilson Giesteira
Reduzir as fraudes digitais se tornou um desafio e tanto para os empreendedores. O medo de sofrer esse tipo de golpe é grande, pois os ataques aumentaram consideravelmente ao longo dos anos e estão cada vez mais sofisticados.
Segundo a pesquisa desenvolvida pela empresa russa de segurança da informação, Kapersky Lab, em 2020 o Brasil foi o país mais atingido por tentativa de roubo a dados pessoais e financeiros. O levantamento aponta que 19,9% dos usuários tentaram abrir, pelo menos uma vez, links para roubo.
Em segundo lugar aparece Portugal com o percentual de 19,7%. Dados que comprovam a importância das organizações tomarem medidas protetivas contra os golpes cibernéticos.
Outro ponto, é que a fraude digital não é uma ameaça só para as empresas, que têm inúmeras informações expostas, sofrendo sérios prejuízos financeiros e operacionais.
Os clientes também são colocados em risco, pois podem ter seus dados pessoais capturados. Isso implicaria na vulnerabilidade dos consumidores, que correriam o risco de serem vítimas de fraudes também, como clonagem de cartão a partir de informações bancárias.
No entanto, existem algumas formas de reduzir as chances de sofrer uma fraude digital e garantir maior segurança para o seu negócio. Continue a leitura e veja algumas dicas de como amenizar esse risco que tanto assombra os empresários.
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Imagem: Mohamed Hassan em Pixabay