Certificado Digital: O que é e qual é a sua importância em 2021?


Fonte: Boa Vista SCPC
Categoria: Tecnologia
12/08/2021

Homem vestindo terno azul

A presença das pessoas e das empresas no mundo digital está cada vez maior devido aos benefícios dos avanços tecnológicos e à busca por maiores proteções contra a pandemia de Covid-19. Por isso, ter um Certificado Digital é garantir transações feitas à distância por meio da internet e, logo, atender às necessidades dessa nova fase virtual. Saiba mais.

O que é um Certificado Digital?

Se antes era preciso verificar a autenticidade de alguns documentos através de reconhecimento de firma em cartórios, através de processos caros e demorados, hoje existe o Certificado Digital.

Além de baratear e modernizar o processo de identificação pessoal e jurídica, com a eliminação de muitas ações burocráticas, esse formato de certificado proporciona ganho de tempo e menores custos.

Compreendido como um arquivo eletrônico Legal, emitido por uma Autoridade Certificadora que garante sua autenticidade, o Certificado Digital apresenta criptografias em seus dados, altamente protegidas e prazo de validade para segurança dos proprietários.

Ou seja, após obter seu Certificado Digital, você recebe chaves de criptografia, uma pública e outra privada. A chave pública consta o nome da ferramenta para decodificações necessárias no uso do Certificado Digital e pode ser de conhecimento de todos.

Já a chave privada fica de posse apenas do proprietário e da Instituição Certificadora, e possui os dados pessoais do usuário do certificado, as informações da chave pública e da relação do documento com a Instituição.

Além disso, o Certificado Digital pode ser em formato de E-CPF ou E-CNPJ.

O que é o E-CPF e o E-CNPJ?

Você já sabe o que significa CPF, certo? O Cadastro de Pessoas Físicas é um documento emitido pela Receita Federal no Brasil. Já o E-CPF é um Certificado Digital é um arquivo eletrônico com objetivo de representar o CPF físico, garantindo a segurança dos dados.

Já o E-CNPJ, como você deve imaginar agora, é a versão eletrônica do Cadastro Único de Pessoas Jurídicas.

Qual é a importância do Certificado Digital?

A principal vantagem de se ter um Certificado Digital hoje em dia está na realização de transações financeiras à distância através da internet de forma segura e rápida utilizando dados de existência eletrônica.

Com o Certificado Digital, você pode ter todas as informações necessárias quanto a sua identidade ou a identidade de sua empresa, sem precisar sair de casa.

Essa praticidade agiliza diversas ações do cotidiano que antes necessitavam de representatividade presencial. Agora você pode resolver questões burocráticas que exigem documentos legais sem precisar ir ao local.

Porque o Certificado Digital conta como documento virtual que permite resolução de acordos, negociações e problemas de forma remota.

Clique aqui e leia o artigo completo!

Imagem: Fabio Rodrigues em Unsplash


Voltar

CONHEÇA TAMBÉM OUTRAS SOLUÇÕES

Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço