Brasília deve receber internet 5G na quarta-feira


Fonte: Diário do Comércio
Categoria: Tecnologia
05/07/2022

Antena de telefonia celular com céu azul ao fundo

Por Estadão Conteúdo

A internet móvel de quinta geração (5G) será liberada em Brasília na quarta-feira, dia 6, tornando a cidade a primeira do País a receber a nova tecnologia de comunicação. A próxima da lista deve ser Belo Horizonte. As informações foram compartilhadas nesta segunda-feira, 4/07, pelo conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Moisés Moreira, que presidente o Gaispi, grupo responsável pela "limpeza" da faixa no ar por onde vão transitar os sinais de internet.

"A equipe técnica deu o ok, e Brasilia será ligada dia 6. Brasília será a primeira capital do Brasil a ter o 5G efetivamente ativado", declarou Moreira, em apresentação durante o evento TeletimeTec, realizado na capital paulista.

A expectativa é que as operadoras acionem imediatamente as suas redes para que oferecer o 5G aos consumidores.

O Gaispi está trabalhando para garantir a limpeza da faixa contra interferências, o que consiste na migração do sinal de TV por antenas parabólicas da atual frequência, na banda C, para uma nova frequência, na banda KU. Na prática, equipes de campo estão instalando filtros nos equipamentos para fazer esse "desvio" no sinal.

Clique aqui e leia o artigo completo!

Imagem: Jeremy Bezanger em Unsplash


Voltar

CONHEÇA TAMBÉM OUTRAS SOLUÇÕES

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem