Boa Vista adota novos mecanismos para análise de riscos de crédito específicos para o período de crise da Covid-19


Fonte: Boa Vista SCPC
Categoria: Cadastro positivo
23/06/2020

Ilustração de um notebook com gráficos na tela

Com o isolamento horizontal ainda em boa parte do País e um contexto econômico crítico, há a necessidade de se fomentar novos mecanismos para análise de riscos e adotar políticas mais conservadoras para assegurar a saúde financeira das empresas. Em linha com a volatilidade do contexto atual, a Boa Vista criou duas soluções, o Índice de Vulnerabilidade e o Score de Risco Otimizado para crises.

O Índice de Vulnerabilidade busca identificar a fragilidade econômica dos indivíduos durante o período de crise. Com valor de 1 a 6, o índice abrange toda a população brasileira e utiliza fontes diferentes das que são usadas habitualmente nos scores da Boa Vista permitindo identificar de forma independente tais comportamentos. Para esse indicador, a Boa Vista faz uso de inteligência habitual dedicada à identificação de padrões observados nas informações de emprego, demográficas e setoriais, com fontes de dados públicas e proprietárias.

Por exemplo, indivíduos que atuam no comércio em grandes cidades, tendem a ser avaliados com uma valoração mais crítica, enquanto profissionais concursados e que moram em municípios do interior podem ter uma classificação mais branda, do ponto de vista econômico.

“Modelos de crédito olham para o passado financeiro do indivíduo, e estão relacionados a seu histórico e pagamento. Em situações de problemas sistêmicos, como os dias de hoje, isolados, não são suficientes para identificar comportamentos futuros. O Índice de Vulnerabilidade traz uma análise setorial e demográfica permitindo ajustar o risco em função da evolução dessa crise. É muito importante para estratégias de segmentação de clientes”, informa Alexandre Xavier, Diretor de Produtos da Boa Vista.

Clique aqui e leia o artigo completo!

Fonte: Boa Vista SCPC

Imagem: janjf93 em Pixabay


Voltar

CONHEÇA TAMBÉM OUTRAS SOLUÇÕES

Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço