Por Boa Vista SCPC
De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, o volume de vendas no varejo restrito subiu 1,0% entre os meses de fevereiro e março na comparação dos dados dessazonalizados.
Nesse período se destacaram alguns segmentos de menor relevância. Como o segmento de “Equipamentos e materiais para escritório”, que registrou alta de 13,9% no volume de vendas. Assim como o segmento de “Outros artigos de uso pessoal e doméstico”, que viu as vendas subirem 3,4%.
Na avaliação dos economistas da Boa Vista, o crescimento tímido verificado nas principais categorias do varejo, retrata uma combinação de fatores pouco amistosa ao consumidor. Sobretudo quando se trata de alimentos e combustíveis, e também tende a “ditar” os rumos do setor ao longo do ano.
Os segmentos mais relevantes tiveram variações bem tímidas, mas positivas. “Combustíveis e lubrificantes”, “Super e hipermercados” e “Tecidos, vestuário e calçados” subiram 0,4%, 0,2% e 0,1% respectivamente. Destaque, também, para a queda de 5,9% no segmento de “Artigos farmacêuticos”.
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Imagem: Marius Ciocirlan em Unsplash