Análise Boa Vista: varejo surpreende mais uma vez, sobe 1,0% em março e encerra o 1º trimestre de 2022 em alta de 1,3%


Fonte: Boa Vista SCPC
Categoria: Finanças
18/05/2022

Homem olhando para frente, usando camisa azul, sorrindo, em sala semelhante a um escritório

Por Boa Vista SCPC

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, o volume de vendas no varejo restrito subiu 1,0% entre os meses de fevereiro e março na comparação dos dados dessazonalizados.

Nesse período se destacaram alguns segmentos de menor relevância. Como o segmento de “Equipamentos e materiais para escritório”, que registrou alta de 13,9% no volume de vendas. Assim como o segmento de “Outros artigos de uso pessoal e doméstico”, que viu as vendas subirem 3,4%.

Na avaliação dos economistas da Boa Vista, o crescimento tímido verificado nas principais categorias do varejo, retrata uma combinação de fatores pouco amistosa ao consumidor. Sobretudo quando se trata de alimentos e combustíveis, e também tende a “ditar” os rumos do setor ao longo do ano.

Os segmentos mais relevantes tiveram variações bem tímidas, mas positivas. “Combustíveis e lubrificantes”, “Super e hipermercados” e “Tecidos, vestuário e calçados” subiram 0,4%, 0,2% e 0,1% respectivamente. Destaque, também, para a queda de 5,9% no segmento de “Artigos farmacêuticos”.

Clique aqui e leia o artigo completo!

Imagem: Marius Ciocirlan em Unsplash


Voltar

CONHEÇA TAMBÉM OUTRAS SOLUÇÕES

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem