5 maneiras para facilitar o acesso ao crédito


Por: Diário do Comércio
Categoria: Comércio
10/09/2019

Foto

Pense nisso: é bom conseguir crédito, mas o ideal é não precisar dele. Quando o assunto é financiamento para o pequeno e médio negócio, avaliar a real necessidade de buscar um empréstimo para abrir ou ampliar a empresa é um dos pontos mais delicados e importantes para que ela comece bem ou continue de pé.   

"A primeira pergunta que o dono de um pequeno negócio precisa ter em mente é se realmente é necessário procurar novos recursos para o empreendimento: o crédito viabiliza oportunidades, mas não as cria", diz Alexandre Guerra, analista de capitalização e serviços financeiros do Sebrae e autor da reflexão que abre essa reportagem.

O especialista cita dados de uma pesquisa de 2018 do Sebrae sobre o cenário de financiamento das MPEs para ilustrá-lo: enquanto só 23% dos pequenos negócios pegou empréstimos em bancos oficiais ou privados, mostrando aversão em buscar crédito por conta dos juros altos, outros 62% ou tiveram dificuldade em obtê-lo ou a solicitação foi negada. 

Os principais motivos de recusa, segundo Guerra, acontecem quando o pequeno negócio não atende os "cinco Cs do crédito": caráter, capacidade (de pagamento), condições, capital e o colateral (recebíveis ou com aval de fornecedores).

Clique aqui e leia o artigo completo!

Fonte: Diário do Comércio

Imagem: Unsplash


Voltar

CONHEÇA TAMBÉM OUTRAS SOLUÇÕES

Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço
Imagem serviço